InterUni discute internacionalização em Rio do Sul

Evento iniciou nesta terça-feira, dia 22, na Unidade Urbana do IFC. Pesquisadores estarão apresentando as novidades nas áreas de tecnologia e possibilidades de cooperação técnica.

Entre os dias 22 e 25 de novembro, estará acontecendo na Unidade Urbana do Instituto Federal Catarinense de Rio do Sul, o Simpósio InterUni 2016, com a proposta de internacionalização dos Institutos e Universidades do Brasil, América e Europa. O evento conta apoiado de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Fapesc.

O objetivo do Simpósio é agregar aos acadêmicos, professores e pesquisadores que atuem em pesquisas nas várias instituições de ensino, pesquisa e extensão de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, com o intuito de promover um amplo debate sobre as possibilidades de cooperação e desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão conjuntos no Brasil e nos países parceiros, como Alemanha e Estados Unidos.

O evento também estará aberto para parlamentares, gestores públicos e lideranças trabalhistas, empresariais e comunitárias. Os palestrantes serão das mais diferentes áreas, como: cooperação científica Internacional, estudos voltados à agricultura e avanços tecnológicos na Computação. Veja a programação em anexo.

O professor Fábio Alexandrini, coordenador do evento, salientou a importância da terceira edição do evento e a aproximação de empresas e comunidade acadêmica. “Existe uma necessidade de ampliar as discussões sobre as possibilidades de intercâmbio e preparação profissional dos estudantes para o mercado cada vez mais Globalizado, por isso, as temáticas estão focadas em casos práticos já realizados ou que estão em andamento em Santa Catarina com a Alemanha, Estados Unidos e Austrália.”

PARTICIPAÇÃO

Nesta edição, apesar das contingências orçamentarias tanto do IFC quanto da FAPESC, o evento foi organizado em parceria com a T-System e a FAPESC o financiamento dos custos de viagem e estadia dos palestrantes. A primeira palestra do evento, após a solenidade de abertura foi com o Dr. Markus Blumenschein, diretor da empresa T-System do Brasil e também Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de Santa Catarina. Na sua palestra, Markus abordou as questões referentes a exportação de software brasileiro e a língua alemã, além de debater sobre fatores competitivos na área de TI.

dsc_0006 (Dr. Markus Blumenschein à esquerda e Lucas Grigolon Varela à direita).

20161123_102450 (Dr. Cezar Zucco)

img_20161124_114638562 (Felipe Augusto Schiquetti à esquerda e Dr. Fábio Alexandrini à direita)

img_20161124_114647504  (Everton Seiei Arakaki à esquerda e Dr. Fábio Alexandrini à direita)

20161125_111620  (Dr. Cláudio Keske à esquerda, Leandro Loffi ao centro e Dr. Fábio Alexandrini à direita)

dsc_0003 (Turmas de Ciência da Computação e alunos 3º ano do Ensino Médio Integrado à Informática).